A missão nos pequenos detalhes


"A missão nos pequenos detalhes"


Na noite fria de 08 de agosto de 2018 conheci o Alejandro, um garotinho de 10 anos que vive em uma invasão que existe ao lado do nosso atual centro de evangelização em Assunção, no Paraguai. Ele se acercou a mim e disse: "Senhor, podia me ajudar a levar pães para minha mãe e meus irmãos que não puderam vir" (ele tem mais quatro irmãos, sendo ele o mais velho). E eu lhe disse: sim. E fomos até sua casa.


Chegando lá me deparei com um lugar muito sujo e com mau odor. Na geladeira não tinha nada de comida, mas havia uma pequena garrafa de uísque que pertencia ao seu padrasto que, por acaso, estava bêbado e dormindo na única cama de casal que dividem entre eles. Aquela cena me marcou e me senti muito tocado em dar uma atenção a mais àquela família.

Certo dia, na pastoral, a mãe de Alejandro se aproximou e me disse: "Dia 28 de outubro é o aniversário do Alê e ele me disse que queria um lugar para comemorar com seus amiguinhos". Vendo a sua cara de tristeza, eu disse pra ela: Vamos ver o que podemos fazer por ele. Terminada a pastoral, eu, prontamente, compartilhei com meus outros irmãos missionários, Felipe e Rafael, e eles aceitaram o desafio. Começamos a fazer as coisas sem que ninguém da família do Alejandro soubesse. Descobrimos que ele era torcedor do Olímpia (time de futebol do Paraguai) e então decidimos fazer sua comemoração de aniversário com esse tema. Fomos em busca de providência e conseguimos grande parte das coisas. Como tínhamos um dinheiro guardado, usamos para comprar o que ainda faltava.


No dia 28 começamos a trabalhar para preparar tudo; fomos à missa e depois começamos os trabalhos. Contamos à mãe do Alê que estávamos preparando uma surpresa para seu filho e ela, emocionada, disse que ele nunca havia tido uma festa de aniversário (segurei o choro).


Com muito esmero, Felipe, Rafael e eu preparamos tudo! Decoração, som, mesa, lanches, etc. Depois de tudo pronto, chegou o momento de lhe fazer a surpresa e foi tudo muito lindo! Simples e intenso porque não esperávamos a forma com que ele reagiu a tudo, tanto ele quanto a sua família. Ter a experiência de fazer uma festa surpresa para o próprio Jesus na pessoa do Alejandro, foi um momento muito emocionante para todos nós! Foi, sem sombra de dúvidas, a experiência mais forte nesta minha experiência missionária.

Louvo muito a Deus porque com Ele o pouco é muito e, do nada, Ele faz tudo!


Junio Pessoa

Missionário - Rio de Janeiro/RJ

381 visualizações
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube

Copyright © 2019 Fraternidade O Caminho | Design e Desenvolvimento Creative Brands