Abertura da Missão em Portugal

Juntamente com nossa cofundadora, Ir. Serva, desembarcamos às 11h35 no aeroporto de Lisboa e, providencialmente, era dia 13, um dos dias bastante significativos em Portugal.


Já estavam à nossa espera: nosso pároco, Cônego Sertório; e outros representantes da paróquia para nos levarem a Coimbra.


Quanto acolhimento já experimentamos na chegada!


Em seguida, fomos surpreendidas! E somente para nos apresentar a Virgem Mãe, padroeira de nossa missão, nos levaram a Fátima que fazia parte do nosso trajeto para o local onde ficaremos. Quanta alegria podermos nos confiar aos cuidados daquela que aparecerá naquele solo!


Chegando a Coimbra, nosso bispo, Dom Virgílio Antunes e outros membros da comunidade, já nos aguardavam no lugar onde seria nossa casa. Moraremos em uma casa adjunta à Igreja de Santa Justa, a qual cumprirá 300 anos. Eles reformaram e equiparam toda a casa com muito carinho e generosidade. Estamos muito agradecidas por todo cuidado e acolhida desta diocese.


Coimbra é uma cidade de edificações medievais, que tem um patrimônio histórico belíssimo, incluso reconhecido, sobretudo, por sua famosa universidade. Na paróquia de Santa Cruz podemos encontrar os túmulos dos dois primeiros reis de Portugal além de restos mortais dos primeiros santos destas terras, São Teotônio. Lá também estava Santo Antônio quando avistou os corpos dos mártires franciscanos de Marrocos ocasionando sua adesão ao Franciscanos.


Essa memória é muito viva por aqui.


Tendo em vista de que este é um mês de férias, encontramos a cidade pouco movimentada, mas já podemos notar algumas impressões:


- Fomos acolhidas com muita alegria por todos que encontramos, sobretudo os idosos, que são grande parte da população e que desejam ser ouvidos;

- O trabalho na evangelização dos jovens será de grande importância;

- Os migrantes também devem ter espaço na nossa missão;

- E os pobres (destinatários do nosso carisma) serão servidos.


Ainda estamos conhecendo e buscando por esses arredores o “nosso pobre”, em seus múltiplos rostos. Mas com grande ânimo e gratidão, na confiança de que Nosso Senhor realizará grandes coisas nesta missão. Confiamos as vossas orações para que o Bom Deus possa nos conduzir de acordo com a Sua santa vontade.


Fraternidade O Caminho

Missão de Coimbra/Portugal




0 visualização
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube

Copyright © 2019 Fraternidade O Caminho | Design e Desenvolvimento Creative Brands