Solenidade da Pobre Serva do Senhor

No dia 25 de março a Fraternidade O Caminho celebrou em unidade com a Santa Mãe Igreja, a Solenidade da Anunciação do Senhor. Nesta data fazemos memória de Nossa Senhora Pobre Serva do Senhor, patrona da nossa Fraternidade. 

 

A Igreja ensina que Nossa Senhora foi escolhida por Deus “desde toda a eternidade” (Cat. § 488), para ser a Mãe do Seu Filho. Deus lhe enviou o anjo para anunciar que ela seria Mãe do Salvador e Ela, sem medo, aceitou fazer a vontade do Pai. Diante da aparição do anjo, Maria respondeu “Eis aqui a serva do Senhor faça-se em mim segundo a tua palavra".

Nesta data solene, muitos de nossos jovens, leigos e amigos fizeram a consagração a Jesus pelas mãos de Maria pelo método de São Luis Maria Grignion de Montfort, fazendo o compromisso de serem escravos por amor. Já dizia o santo que “quanto mais uma alma estiver consagrada a Maria, tanto mais estará consagrada a Jesus Cristo” e assim caminharemos até o céu.

Noviciado Feminino 2019 

No dia 16 de fevereiro, 66 irmãs postulantes ingressaram no noviciado Santa Maria dos Anjos da Fraternidade das Pobres de Jesus Cristo, em Corbélia – PR. Esse tempo de graça marcado pela intimidade com Nosso Senhor.

 

É um período de amadurecimento, profunda oração, formação, silêncio, recolhimento e autoconhecimento. Levarão consigo ao longo de suas missões todas as riquezas espirituais e frutos adquiridos durante esse ano.

 

Após uma semana de retiro, conduzido pela Irmã Suzana as postulantes participaram do rito de entrada do noviciado onde receberam o hábito religioso. Após o rito as noviças participaram da Santa Missa celebrada pelo nosso fundador Pe. Gilson Sobreiro onde consagrou o ano de noviciado a São José.

Noviciado Masculino 2019 

Após um frutífero retiro espiritual conduzido pelo Frei José (ministro da região Nossa Senhora da Assunção), tivemos a graça de admitir no Instituto dos Pobres de Jesus Cristo, 39 noviços no Noviciado São Damião, em Corbélia – PR.

 

O tempo de noviciado é um período formativo riquíssimo, onde os noviços conhecerão a vida na Fraternidade O Caminho, irão entender melhor a sua vocação religiosa, se aprofundarão no carisma, na oração, no autoconhecimento e na vida fraterna. Será uma vida acima de tudo, de amadurecimento espiritual de nossos irmãos, que na sua intimidade poderão adentrar nos mistérios do Evangelho, aprendendo a levar uma vida consagrada a Deus.

 

Após o rito de entrada e recebimentos de seus novos hábitos religiosos, os noviços participaram da Santa Missa celebrada pelo nosso fundador Pe. Gilson Sobreiro onde consagrou o ano de noviciado à São José.

Solenidade de São Paulo

Dia 25 de Janeiro a Santa Igreja Católica celebra a Solenidade da Conversão de São Paulo Apóstolo. Nós da Fraternidade O Caminho temos este grande Santo como patrono e comemoramos com alegria esta data.

 

Ele é um exemplo da misericórdia de Deus para todos nós e a comprovação de que Deus não olha somente os nossos pecados e sim a pureza de nossos corações e conversões. Antes de seu encontro com Jesus Cristo, São Paulo era um fariseu e tinha uma vida errônea; inclusive chegando a perseguir e ajudar na morte de muitos cristãos. Foi necessário que o próprio Jesus aparecesse a ele e que após uma grande queda do cavalo São Paulo pudesse entender os equívocos na vida que vinha levando. A Luz que vinha de Jesus o cegou, e depois desse encontro São Paulo jamais foi o mesmo, passou a enxergar a verdadeira luz e entendeu a sua missão. Iniciou, com muita humildade, a pregar o Evangelho e a levar o nome de Nosso Senhor aos povos pagãos, levando-os das trevas à luz, efetuando muitas curas e milagres em nome de Jesus.

Capitulo Geral dos Frades

Do dia 02 ao 16 de Janeiro os frades da Fraternidade dos Pobres de Jesus Cristo estiveram reunidos em capítulo geral. Momento de parar as atividades missionárias para escutar a Deus e beber novamente da fonte. Foram dias de intensa oração e partilha. O Capítulo teve fim com a Santa Missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Cascavel Dom Mauro Aparecido dos Santos, durante a Santa Missa os frades renovaram seus votos.

Profissão de Votos Masculina

No dia 12 de Janeiro de 2019, na cidade de Corbélia - PR testemunhamos 22 noviços professarem os primeiros votos religiosos na Fraternidade dos Pobres de Jesus Cristo. Agradecemos ao nosso bom Deus por cada um destes irmãos, que decidiram viver suas vocações na Santa Igreja de Jesus Cristo, juntar tesouros no Céu e cuidar dos pobres, tão abandonados na nossa sociedade atual. Que maravilha é poder contemplar a vida e conversão de tantos jovens religiosos que descobriram a verdadeira felicidade - doar as suas vidas para Cristo, dando testemunho diariamente de que vale a pena ser de Deus!

Capítulo Geral das Irmãs

Do dia 07 a 10 de janeiro, Irmãs da Fraternidade dos Pobres de Jesus Cristo, estiveram reunidas em Capítulo Geral. O Capítulo acontece anualmente e as Irmãs cessam suas atividades pastorais e missionárias para ouvir  a voz de Deus. Os momentos do Capítulo foram conduzidos por nossa cofundadora, Irmã Serva, pelo Padre Gilson e também, por nossas religiosas. Durante o Capítulo, nossas Irmãs renovaram seus votos.

Profissão de Votos Feminina

No dia 06 de Janeiro de 2019, na cidade de Cafelândia - PR, com alegria celebramos a Profissão dos primeiros votos religiosos das irmãs Pobres de Jesus Cristo. Na ocasião, 52 jovens noviças entregaram a Jesus a sua vida e vocação, no compromisso de servir à Igreja segundo o carisma da Fraternidade O Caminho. Após o rito, a Santa Missa foi presidida pelo Bispo auxiliar da arquidiocese de Porto Alegre, Dom Adilson Busin e concelebrada pelo nosso fundador Pe. Gilson Sobreiro e demais sacerdotes presentes. Louvado seja o nosso bom Deus! O mundo precisa saber que em pleno século XXI, jovens continuam se decidindo a viver o Evangelho e cuidar dos pobres. Paz e Bem!

Investidura Monástica

No dia 29/12/2018 tivemos um momento muito especial para nossa Fraternidade onde nossas Irmãs foram revestidas das vestes monásticas. A Santa Missa foi celebrada por nosso pai fundador Padre Gilson Sobreiro e co-celebrada por padres amigos. Contamos também com a presença de nossa co-fundadora Irmã Serva das Chagas. Foram investidas das vestes monásticas: Irmã Aracaeli de Jesus Misericordioso, Irmã Domitila do Coração de Jesus, Irmã Guadalupe Escrava da Santíssima Virgem e Irmã Poverella Consolo do Coração de Jesus.

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube

Copyright © 2019 Fraternidade O Caminho | Design e Desenvolvimento Creative Brands