Sou jovem e sou de Deus! Desafios!

Atualizado: 9 de Mar de 2019


Ser jovem hoje tem sido fácil? E ser um jovem de Deus? É difícil encontrar uma resposta quando a realidade nos empurra um padrão de comportamento que sequer chega a ter como requisito estar na presença de Deus. Procurar uma vida cristã nos dias atuais é ir completamente na contramão do que é tido como normal. Rezar todos os dias? Que loucura! Ir à Missa? Tá doido! Castidade? Nem sei o que é isso. Se confessar? Inacreditável! Somos alvo de piadas e tentam nos convencer de que não vale a pena.


Não somos compreendidos. Parece inconcebível buscar um caminho reto e justo enquanto tão jovens. As tentações aparecem de todas as formas, a cada momento. E o que seria de nós, se não fosse o Homem da Cruz? Diante disso a nossa atitude precisa ser de uma determinada decisão.


Vivemos em Deus e sentimos uma profunda gratidão por isso. Quem dera todos vivessem assim, pois conseguiriam entender o nosso amor: o nosso sorriso que não depende de álcool para acontecer; a nossa verdade que não depende de uma droga pra ser revelada. Somos o que somos porque dependemos de Deus. Deus só, Ele basta.


Nunca entenderão a nossa atitude - por vezes falha, de rezar todos os dias, ir à Missa, viver a castidade, acordar cedo para realizar alguma obra de caridade, ficar o final de semana inteiro em um retiro, sair de casa na chuva ou no sol com o objetivo de servir a Deus e aos irmãos. Nunca irão entender a alegria que sentimos após um exaustivo retiro, grupo de oração, pastoral de Rua. Realmente, apoiando-se exclusivamente na razão, não faz nenhum sentido se alegrar e se cansar tanto ao mesmo tempo, mas o que vivemos não se pode explicar em palavras, jamais iríamos conseguir.


Deixo essa partilha dizendo isso: Vamos viver a nossa Juventude em Deus, plenamente Nele. Nossa vida é observada, Jovens! Nosso testemunho arrasta e toca muita gente. Não desviemos nosso caminho e nem saiamos dele; vamos adiante, prossigamos, pois “pouco ou nada fizemos”. Vamos em frente para que o nosso cansaço a outros descanse, ainda temos muitas almas para salvar. Vamos seguir os planos de Deus e mudar o mundo com o nosso sim: na simplicidade, com nosso sorriso e nossa alegria.


E se por acaso o passo falhar? Isso vai acontecer mais de uma vez, mas a virtude da santidade é essa: levantar, confessar e prosseguir com uma decisão firme.

 

Talvez você esteja passando ou passou por um momento ruim que te tirou as esperanças; seja uma desilusão ou fatos do dia a dia, mas são nesses momentos em que Deus nos faz fortes, por mais que não percebamos. Se estamos estagnados hoje é porque um dia caminhamos. Se estamos cansados hoje é porque um dia já corremos. E se nós fomos capazes de caminhar ou correr até Deus antes, porque desistir agora, quando sabemos que somos capazes? Lembra da tua história e reflita tudo o que já viveu com Deus. Lembra da tua alegria, do teu sorriso e se fortaleça para continuar. Insisto em dizer: Vale a pena!

A Juventude pode sim ter gosto de céu. A Juventude pode sim ser alegre e ser de Deus. A nossa alegria é eterna, livre e constantemente renovada! Se estamos aqui nessa Comunidade hoje, é porque lá atrás algum sorriso muito apaixonado de alguém daqui te encantou e te fez acreditar que valeria a pena. Sejamos hoje esta seta que aponta o céu. É a nossa vez de encher as redes pra Deus, sermos apóstolos, profetas.

Juventude, não desiste não!



Emerson Mota dos Reis

Juventude O Caminho - Rio de Janeiro/RJ

0 visualização
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube

Copyright © 2019 Fraternidade O Caminho | Design e Desenvolvimento Creative Brands