top of page

Visita Missionária na Índia

“Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura”. (Mc 16,5)


Na alegria da vontade de Deus e com a missão de propagar o evangelho a toda a criatura, em 16 de junho, duas irmãs de nossa comunidade foram enviadas em mais uma viagem missionária. No desejo de conhecer um novo lugar, uma nova cultura, novos costumes e de espalhar a boa nova de nosso Senhor Jesus Cristo aos confins de toda a terra, nossas irmãs Maria Goretti e Sentinelle, residentes da missão dos Estados Unidos, foram enviadas para o Estado de Andhra Pradesh, Índia.


Acolhidas pela diocese de Kurnool, nossas irmãs passam a maior parte do tempo na Escola Interna São João, propriedade da diocese e que é cuidada pelas irmãs Teresianas Carmelitas. As irmãs acolhem mais de 300 crianças de famílias extremamente pobres, que recebem a oportunidade de educação, alimentação e também aprendizado católico.


Nós conhecemos várias cidadezinhas que fazem parte da diocese. Muitos vilarejos. Nossa estadia aqui está sendo marcada pela providência de cada dia. Antes de voltarmos para a missão nos Estados Unidos, vamos ir em Calcutá, em busca de uma experiência com as irmãs da Caridade, de Madre Teresa, e também para pedir a intercessão dela para toda nossa pequena obra”, afirma a Irmã Maria Goretti.


Em um trecho maior, nossas irmãs nos contam como está sendo a experiência da missão e quais os frutos de fé que estão colhendo:


Nossa experiência nesse país de cultura, geografia, e religiões tão diferentes da nossa no Brasil tem sido incrivelmente positiva e frutuosa. Nós fomos recebidas com muito amor e carinho por todos. A Igreja, na pessoa do Bispo, padres e religiosos, nos receberam como uma mãe que cuida dos seus filhos. Estamos hospedadas em uma escola-internato para crianças de 4 a 15 anos que chegam aqui vindas de uma situação de pobreza extrema e que aqui recebem comida, teto, roupa, educação, e a fé católica.


As religiosas da congregação das Carmelitas Teresianas são as responsáveis pelo internato juntamente com um sacerdote diocesano. Aqui temos contato com a língua local, Télugo (cada estado possui sua própria língua), com a culinária do país que é bem apimentada, com a fé católica que é bela em sua liturgia e amor pela Virgem Maria e Santo Antônio de Pádua. Com a cultura que trata as crianças de uma forma rígida, mas que acredita que assim manterão o respeito, obediência, e escuta aos mais velhos que são os transmissores de valores, normas sociais, disciplina, e fé.


O Bispo, Anthony Poola, também nos recebeu com muito amor e atenção. Ele passou três dias viajando conosco para apresentar sua diocese, os trabalhos sociais, humanitários, e de evangelização realizados pelas mais de 30 comunidades religiosas presentes nessa Diocese de Kurnool. A educação das crianças é um dos maiores focos na diocese.


Também experimentamos muito da vida cotidiana dos pobres nos campos com as diversas plantações, na cidade com as vendas de legumes e frutas, comercio de vários tipos, e também a realidade dos nossos filhos prediletos que estão pelas ruas, em sua maioria idosos. O trânsito é caótico. Motocicletas e carros disputam espaço com pedestres, vacas, porcos e macacos. Infelizmente, a pobreza está por toda parte.


Não se trata de uma pobreza como a que estamos acostumados a ver que em sua maioria está localizada em bairros e favelas. Aqui se vê um povo que é pobre e que não conta com uma situação social muito promissora.


Para nós, esse tempo tem sido de graças e bênçãos. Dia 3 de Julho, celebramos São Tomé apóstolo da Índia, uma solenidade para o povo indiano.


É um privilégio estarmos nesse país no continente asiático onde São Tomé derramou seu sangue para trazer ao povo indiano a Boa Nova do Evangelho. E também, perceber que nosso carisma está no coração da Igreja e que onde houver pobres, lá somos chamados a servir e dar nossa vida por Cristo.


Agradecemos as orações de todos que tem nos acompanhado nessa incrível experiência e trazemos em nosso coração todos os membros da nossa Pequena Obra.


Andhra Pradesh, Índia.

Irmã Sentinelle e Irmã Maria Goretti


Rendemos graças a Deus que nos capacita e que nos fortalece para estarmos sempre a seu serviço. Louvamos e bendizemos pela vida de nossas irmãs e por todo o testemunho de fé e de amor a Deus e ao nosso santo carisma.

Fraternidade O Caminho

Redação






293 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page