O coração de Cristo é o símbolo de seu amor pela humanidade
A devoção ao Sagrado Coração de Jesus é a fonte e origem de todas as demais devoções. É a essência das demais devoções, pois é a devoção ao Amor do próprio Deus. Para Santo Tomás de Aquino, devoção é presteza da vontade com as coisas divinas e, a devoção ao Coração de Cristo, nos permite por excelência essa prontidão para atender ao que o Senhor quer de nós.
O Verbo eterno do Pai, segunda pessoa da Santíssima Trindade, ao encarnar-se, assumiu na Sua mesma pessoa também uma natureza humana, com corpo e alma humana, vivendo em tudo segundo a nossa natureza, exceto o pecado (cf. Hb 4,15). Sendo assim, o coração humano de Jesus se uniu substancialmente à natureza divina, possuindo assim uma perfeita unidade de intelecto e de vontade. É o amor de Deus que brota do seu Sagrado Coração, amor eterno que para salvar-nos, não hesitou em deixar-se ser perfurado, deixando brotar sangue e água para salvar-nos.
Porque, em verdade, só aquele que é o Unigênito do Pai e o Verbo feito carne "cheio de graça e de verdade" (Jo 1, 14), tendo descido até os homens oprimidos de inúmeros pecados e misérias, podia fazer brotar da sua natureza humana, unida hipostaticamente à sua pessoa divina, "um manancial de água viva" que regasse copiosamente a terra árida da humanidade, transformando-a em florido e fértil jardim. (Haurietis Aquas, 17)
Por isso, o Sagrado Coração é símbolo do amor que o Senhor tem para conosco, já dizia o papa Leão XIII: "Está no Sagrado Coração a qualidade de ser símbolo e imagem expressiva da infinita caridade de Jesus Cristo que nos incita a retribuir-lhe o amor por amor". Ao contemplar tanto amor para conosco, percebemos tristemente que por diversas vezes lhe fomos indiferentes, lhe ultrajamos com nossos inúmeros pecados. Devemos a cada dia pedir perdão sincero, confiantes que a Sua misericórdia se renova a cada dia (Lm 3, 23) e se nos arrependemos de coração, ela nos perdoa, pois, grande é a Sua fidelidade.
O Coração de Cristo fala diretamente ao nosso, pois nos conhece, sabe de que somos feitos,
conhece profundamente nossa realidade: conhece a tristeza de perder alguém, a dor de ser traído, a alegria de ver os seus fazendo o bem e, é esse mesmo coração que nos convida a confiar plenamente nEle, a depositar nEle o peso do nosso fardo, pois quer ser nosso descanso ( cf. Mt 11, 28), nos convida ir junto a Ele, a nos abandonarmos a Ele, a depositarmos nossa esperança nEle, crentes de que Ele cuidará de nós.
O Senhor rejeita os orgulhosos, mas dá Sua graça aos humildes e só deixa-se revelar àqueles que se aproximam dEle com um coração simples, que reconhecem que não são nada, que sem Ele, não são capazes de dar um só passo. A estes, Ele se revela “porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequenos." (Mt 11, 25) Peçamos a Ele que nos dê um coração manso e humilde como o Seu.
Se faz cada vez mais necessário que a devoção ao Coração de Cristo se difunda nos tempos de hoje, pois vemos uma sociedade anestesiada com as coisas do mundo, vivendo como se Deus não existisse, com o coração endurecido para as coisas de Deus. E uma das promessas feitas pelo Sagrado Coração de Jesus é que os sacerdotes a Ele devotos, tocarão os corações mais endurecidos. E isso pode-se aplicar a todos, segundo seu estado de vida.
Busquemos a cada dia, unir mais nosso coração ao Seu Sagrado Coração, nossa vontade à Sua, pois Ele, que nos ama, sabe sempre o que é melhor para nós. E ainda que doa, que nos custe, vale a pena nos dispormos a sintonizar nosso coração ao Seu, pois Ele nos fará felizes, com sofrimentos sim, mas com a certeza de que com Sua graça, um dia Ele: “Enxugará toda lágrima de seus olhos e já não haverá morte, nem luto, nem grito, nem dor.” (Ap 21, 4).
Sagrado Coração de Jesus, eu confio em vós!
Frei Iluminatto do Coração Sacratíssimo de Jesus, pjc
Bình luận